Ocsana Danyluk

BIOGRAFIA:

Ocsana Sônia Danyluk nasceu em Serafina Correia, Rio Grande do Sul, em 1953. Filha de imigra'ntes russos, vive em Passo Fundo desde 1957. É mestre em Educação Matemática pela Unesp, de Rio Claro, e doutora em Educação pela UFRGS, de Porto Alegre. Atualmente é docente da Universidade de Passo Fundo, onde, desde 1976, está diretamente envolvida com a Educação Matemática; nessa mesma universidade, é membro do Laboratório de Matemática, do qual foi fundadora.
Em 1982, publicou, em co-autoria, o livro Sistema de numeração em diversas bases e, em 1988, também em,
co-autoria, Frações e números decimais. Em 1991, publicou o livro Alfabetização matematica: o cotidiano da vida escolar.
Contribuiu significativamente no campo da Educação Matemática, criando em 1988 o termo alfabetização matemática. Nesse mesmo ano, fundou no Rio Grando do Sul a Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, sendo a primeira presidente dessa comunidade no Estado.
Por sua constante preocupação com o ensino e a aprendizagem da matemática, é ponto de referência na
área, sendo permanentemente solicitada para cursos e palestras, nacionais e internacionais:
A autora do presente livro traz um trabalho científico da mais alta relevância: primeiro, pelo assunto em questão - a escrita da linguagem matemática; segundo, pela atualidade do estudo das interações sociais, que parecem exercer um papel muito importante na aprendizagem matemática. Essa aprendizagem se estabelece no interjogo da comunicação, que antecede a escolarização e vai além dos muros da escola, não podendo ser explicada unicamente pelo desenvolvimento operatório infantil.
Eny Toschi
 
 

LIVROS NA EDITORA SULINA:

     

A maior importância desta obra é a de que a mesma nasceu nas aulas de história da matemática. Os leitores podem perceber ...



Imprensa
 

Voltar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade