Jusamara Souza

BIOGRAFIA:

Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bremen, Alemanha. Professora Adjunta do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, atuando como Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Música/UFRGS. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora substituta da Comissão da Graduação do Curso de Música da UFRGS. É membro do Núcleo de Integração Universidade & Escola (NIUE/PROREXT/UFRGS).
Como Pesquisadora do CNPq, tem desenvolvido pesquisas sobre a educação musical na escola e processos de aprendizagem musical não escolares, privilegiando temas relacionados com a Sociologia da Educação Musical, em uma perspectiva crítica com análises predominantemente qualitativas. É coordenadora do grupo de estudos e pesquisa Educação Musical e Cotidiano, cadastrado no CNPq. É membro do Comitê Científico de Artes e Letras da FAPERGS (RS) e consultora ad hoc da Fundação Araucária (PR), FAPESP (SP) e CNPq (DF). É Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, gestão 2001-2003.
Tem atuado como consultora em diversos projetos acadêmicos e ministrado cursos de formação para professores em âmbito nacional e internacional. Dentre as suas publicações destacam-se Schulmusikerziehung in Brasilien zwischen 1930-1945, publicado pela Editora Peter Lang, Frankfurt (1993); a organização dos livros Música na Escola: uma bibliografia comentada (1997), Música, Cotidiano e Educação (2000), publicados pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e a co-organização dos livros Ler e escrever: um compromisso para todas as áreas (1998) e Projetos na Escola: registros de uma experiência em formação continuada (1999), ambos publicados pela UFRGS. É editora da revista Em Pauta do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.

 
 

LIVROS NA EDITORA SULINA:

     

Os textos aqui reunidos visam a compreender uma educação musical que se faz de uma maneira difusa no cotidiano. Por que a músi ...

Este livro apresenta uma coleção de melodias tradicionais em arranjos para grupos de instrumentos diversos. Um grupo instrumental em ...

Transformar textos em música tem uma larga tradição na área de educação musical. Talvez tenham sido Carl ...

O debate sobre a prática de ensino na formação de professores é um tema que vem sendo discutido e estudado, pelo menos, ...



Imprensa
 

Voltar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade