Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa
musicalidades quilombolas do sul do Brasil
Luciana Prass




Outros livros desta coleção

ISBN: 978-85-205-0673-8
Categoria: Música, Música afro-brasileira, Etnomusicologia
Edição: 1ª - 2013
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Pag.: 303
Peso: 0,452 Kg
Preço: R$ 42,00

Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa é fruto de pesquisa etnomusicológica desenvolvida entre 2006 e 2009 em três comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul. Por meio do convívio etnográfico com chefes, dançantes, tamboreiros edemaisintegrantes de práticas musicais as mais diversas, Luciana Prass procurou problematizar o lugar da música na agenda identitária contemporânea desses grupos que lutam por terem seus direitos reconhecidos.
Tradições performáticas existentes no Rio Grande do Sul desde muito tempo, Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa são aqui apresentados como sotaques de Congadas como aquelas que existem em outras regiões do Brasil: rituais afrocatólicos de devoção a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, realizados por africanos e afrodescendentes, incluindo ou não a coroação do Rei de Congo e da Rainha Ginga. Articulando dados construídos em campo a documentos históricos, folclóricos e antropológicos, foi possível encontrar indícios de uma rede de Congadas no estado, existente desde o século XIX e resistindo, em algumas regiões, até os dias de hoje, sendo o Maçambique de Osório um dos marcos mais visíveis dessa rede.
Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa adquire relevância porque contribui, simultaneamente, à salvaguarda da memória de tradições de afrodescendentes do Rio Grande do Sul e ao resgate da história dos estudos de folclore no país.
Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

 

 

 
 


Voltar | Imprimir

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade