Negritude e Pós-Africanidade
Crítica das relações raciais contemporâneas
Carlos A. Gadea



ISBN: 978-85-205-0690-5
Categoria: Sociologia, Aspectos Sociais, Antropologia
Edição: 1ª - 2013
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 134
Peso: 0,171 Kg
Preço: R$ 26,00

O livro realiza uma atualização do debate sobre identidades étnico-raciais, trazendo à tona uma crítica à associação (amplamente legitimada nas discussões sobre relações raciais) entre as noções de negritude e africanidade. Valendo-se de exemplos em pesquisas realizadas na cidade de Miami, bem como de alguns do contexto brasileiro, o eixo argumentativo materializa a necessidade de considerar que as identificações étnico-raciais e a identidade negra não podem mais ser lidas a partir de discursos políticos e pedagógicos que restrinjam a negritude ao discurso da africanidade.
Considera-se que esta obra, abastecida de discussões teóricas e exemplos empíricos, insere-se numa discussão bem atual acerca das relações raciais no país, em que procura contribuir para novos desdobramentos analíticos sobre o tema. A tarefa de “desconstrução” da associação entre negritude e africanidade, supondo uma nova noção para esse fenômeno em processo, a “pós-africanidade”, resulta numa posição que também pode ser lida como “esquema analítico” instrumentalizável para o estudo de outros fenômenos identitários.
Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina 

 

 

 
 


Voltar | Imprimir

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade