Conformismo dos Intelectuais, O

Michel Maffesoli
Hélène Strohl


ISBN: 978-85-205-0740-7
Categoria: Sociologia , Ensaio francês, Política
Edição: 1ª - 2015
Tradutor da obra: Tânia do Valle Tschiedel
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 182
Peso: 0,232 Kg
Preço: R$ 50,00


Este livro, assinado por Michel Maffesoli e Hélène Strohl, em tom de panfleto, é um disparo de metralhadora giratória contra todas as hipocrisias intelectuais: conformismo, politicamente correto de conveniência, privilégios do serviço público francês, que lembram em quase tudo as vantagens de setores do serviço público brasileiro, compadrismos de todos os tipos, mediocridade generalizada, publicações requentadas, marxismo de coquetel, agências governamentais de avaliação universitária controladas por tribos e com critérios variáveis, duplicidade de discursos de acordo com os públicos, internos ou externos, blindagem contra críticas, busca de midiatização a qualquer custo fingindo desprezar a espetacularização, etc. Tudo está nestas páginas de quem conhece o assunto e nada teme.
O microcosmo francês, especialmente o parisiense, é dissecado como um animal em laboratório. Essa experiência sugere comparações com o que acontece em outros países. O universo intelectual surge como um mundinho sórdido de disputas rasteiras, de armações, de golpes baixos, de tramoias, de paixões e ódios, de vinganças e de articulações, sempre apresentadas como normais, neutras, até de sacrifícios pessoais, ou de simples coincidências, pelo controle de cargos, comissões e espaços de exercício direto ou indireto do poder. O conformismo dos intelectuais é um dos valores mais universais.
Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

 

 

 
 


Voltar | Imprimir

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade