Meios e Audiências III
Reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil
Nilda Jacks
Elisa Piedras
Mônica Pieniz
Valquiria John

ISBN: 978-85-205-0788-9
Categoria: Comunicação, Estudos de Recepção, Mídia
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Pag.: 343
Peso: 0,508 Kg
Preço: R$ 50,00

A proposta deste livro é dar continuidade à análise desenvolvida em Meios e audiências I e II, cujo ciclo abrange da década de 1990 ao início dos anos 2000. Diante do cenário em ebulição, o presente trabalho parte do pressuposto de que não basta reconhecer que estão em curso os processos de midiatização, convergência midiática e ascensão das mídias sociais, assim como não basta dizer que tudo é mídia, como consequência do uso desenfreado das redes sociais digitais. Para se chegar à definição e classificação do que ainda se pode chamar de estudos de recepção e consumo midiático, é importante diferenciar mídia e mídia social, identificado por seu caráter de institucionalidade, formalidade e mecanismos de regulação. Essa é a razão pela qual não é nomeado como mídia todo e qualquer dispositivo, digital ou analógico, e pela qual também não se considera toda e qualquer pesquisa que envolva o uso de redes sociais, de dispositivos e de plataformas digitais como de recepção ou consumo midiático.
A reflexividade presente nesta obra é referência obrigatória para quem se dedica à análise das relações entre audiências e mídia/consumo cultural. Não fosse o bastante, ainda podemos usufruir de um mapa que mostra a vitalidade da recepção que se reinventa a cada década em termos de seus variados objetos e desafios que eles colocam aos pesquisadores. O livro delineia a importância acadêmica e social de uma pesquisa atenta às realidades do país, alertando para a necessidade dela se consagrar também como uma referência teórica para o campo da comunicação.
Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

 

 

 
 


Voltar | Imprimir

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade