Cinema por trás da tela chega às livrarias
23/08/2003
Cinema é a palavra de ordem entre os lançamentos. Destaque para 'A Grande Arte da Luz e da Sombra - Arqueologia do Cinema', do francês Laurent Mannoni, em primeira tradução brasileira pela editora Senac/SP, com tradução de Assef Kfouri; exibe a evolução da sétima arte em 514 páginas, numa obra considerada pela crítica como 'revolucionária'.

Luis Carlos Maciel é o autor de 'O Poder do Clímax: Fundamentos do Roteiro de Cinema e TV' (editora Record), obra que nasceu da experiência do autor através de cursos de roteiro no Rio e no resto do país. Ele percorre a história do roteiro, desde as raízes no teatro grego aos dias atuais, destacando as principais características do roteiro tradicional, que pode ser construído em função do ápice dramático, o clímax.

A editora Artes & Ofícios lançou dois volumes de uma nova coleção dedicada à sétima arte. Carlos Gerbase assina 'Cinema - Direção de Atores', manual sobre as relações entre diretores e atores. Marcação de cenas, avaliação de atuações, dicas para terminar com uma crise nervosa de um ator, quem tem direito a ver o copião, refilmar ou regravar, dublagem, música, dramaturgia e mixagem são outros temas abordados pelo cineasta premiado por títulos como 'Verdes Anos'. Luiz Carlos Merten escreveu 'Cinema - Entre a Realidade e o Artifício', sobre os cem anos mais marcantes da história do cinema e sua importante ligação com a literatura e a fotografia.

Pela Sulina confira 'Socine - Estudos de Cinema III', de Mariarosaria Fabris, João Guilherme Silva e Barone Reis. O volume resume a maior parte das comunicações apresentadas no V Encontro Anual do Socine, em novembro de 2001. Pelo Instituto Triangulino de Cultura de Uberaba (Fone/fax (34) 3312-1122) confira 'Clássicos do Cinema Mudo', de Guido Bilharinho', com 50 ensaios críticos sobre filmes do período.

(Folha da Tarde / Porto Alegre)
Link:

Voltar | Versão em PDF | Indicar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade