Ocsana Sônia Danyluk nasceu em Serafina Correia, Rio Grande do Sul, em 1953. Filha de imigra'ntes russos, vive em Passo Fundo desde 1957. É mestre em Educação Matemática pela Unesp, de Rio Claro, e doutora em Educação pela UFRGS, de Porto Alegre. Atualmente é docente da Universidade de Passo Fundo, onde, desde 1976, está diretamente envolvida com a Educação Matemática; nessa mesma universidade, é membro do Laboratório de Matemática, do qual foi fundadora.
Em 1982, publicou, em co-autoria, o livro Sistema de numeração em diversas bases e, em 1988, também em,
co-autoria, Frações e números decimais. Em 1991, publicou o livro Alfabetização matematica: o cotidiano da vida escolar.
Contribuiu significativamente no campo da Educação Matemática, criando em 1988 o termo alfabetização matemática. Nesse mesmo ano, fundou no Rio Grando do Sul a Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, sendo a primeira presidente dessa comunidade no Estado.
Por sua constante preocupação com o ensino e a aprendizagem da matemática, é ponto de referência na
área, sendo permanentemente solicitada para cursos e palestras, nacionais e internacionais:
A autora do presente livro traz um trabalho científico da mais alta relevância: primeiro, pelo assunto em questão - a escrita da linguagem matemática; segundo, pela atualidade do estudo das interações sociais, que parecem exercer um papel muito importante na aprendizagem matemática. Essa aprendizagem se estabelece no interjogo da comunicação, que antecede a escolarização e vai além dos muros da escola, não podendo ser explicada unicamente pelo desenvolvimento operatório infantil.
Eny Toschi
|