Mídia, poética e ideologia em dois lançamentos
17/08/2006
A resistência ao autoritarismo militar no Brasil e o painel de imagens da cibermídia são alguns dos muitos temas abordados por dois recentes lançamentos da editora Sulina. Arlindo Machado assina 'Os Anos de Chumbo - Mídia, poética e ideologia no período de resistência ao autoritarismo militar' e 'Imagem (ir) Realidade - Comunicação' foi escrito por Denize Correa Araújo.

Autor de outros títulos como 'A televisão levada a sério' ou 'Pré-cinema & Pós-cinema', Machado reuniu em 'Os Anos de Chumbo...' uma série de seus muitos textos inéditos, escritos entre o período mais sombrio da ditadura e a decadência do regime militar, entre os anos de 1968 e 1985. Seu trabalho reflete a dureza das condições e a radicalidade das posições tomadas em clima de guerra. Nem todos os textos do livro são necessariamente políticos; a obra abrange ainda um leque bastante amplo de temáticas.

'Imagem...', da coleção Ciber Cultura da editora, apresenta 17 textos na área da comunicação e diálogos com as mídias do ciberespaço. Algumas das muitas imagens analisadas pela autora caracterização sua indeterminação ou abstracionismo, permitindo ambigüidades. O livro parte da própria origem da palavra 'imagem', que vem do latim imago, e do grego eikon, significando representação ou simulação de algo ausente. Esta (ir) realidade é o tema proposto por Denize Correa Araújo em sua obra. Apresentando enfoques diversificados, a autora discorre sobre impressão de realidade, as tensões do real e suas formas de representaçào, esferas de realidade e hiper-realidade.


Link: www.correiodopovo.com.br

Voltar | Versão em PDF | Indicar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade