Alcy Cheuiche é o eleito
27/09/2006
Autor de romances históricos, escritor foi escolhido patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre
MÁRCIO PINHEIRO (Zero Hora - Porto Alegre - RS)


Um freqüentador da Praça da Alfândega, num estado visivelmente alterado, aborda o homem cercado por câmeras de TV e fotógrafos e diz: - Se me der dinheiro, eu voto no senhor. - Não precisa, já estou eleito.

Foi esse o primeiro contato que o escritor Alcy Cheuiche teve com parte do público com quem ele vai conviver durante os 15 dias da realização da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre. Poucos minutos antes, em um café no Margs, Cheuiche havia sido anunciado como patrono do evento, que começa no próximo dia 27 de outubro. Experiência no cargo ele tem. Foi patrono de feiras do livro de muitas escolas em todo Rio Grande do Sul e das cidades de Alegrete, Caçapava do Sul, Gramado, Gravataí e São Sepé.

- Na Feira do Livro de Porto Alegre, concorri cinco vezes e fico feliz em ser homenageado no ano em que se comemora o centenário de Mario Quintana, um dos grandes incentivadores que tive - disse Cheuiche.

O autor também aproveitou a ocasião para recordar sua relação com a Feira, local onde autografou seu primeiro livro, O Gato e a Revolução, em outubro de 1967.

- Era uma outra Feira do Livro, com uma dimensão bem menor. O desafio agora é expandir o evento mas não deixar que ele perca suas características de uma festa ao ar livre.

Gaúcho de Pelotas - embora considere Alegrete como sua cidade natal -, Alcy José de Vargas Cheuiche nasceu em julho de 1940. Formado em veterinária, começou a escrever contos e poesias na metade dos anos 60, antes de viajar para a Europa, onde fez cursos de pós-graduação na França e na Alemanha.

- Morei em São Paulo, na Europa, mas sempre me considerei um homem do campo. Minhas referências culturais são todas de lá.

E foi no romance histórico que Cheuiche encontrou seu caminho na literatura, com livros como Sepé Tiaraju: Romance dos Sete Povos das Missões (traduzido para o espanhol e para o alemão e também editado em quadrinhos no Brasil) e Ana Sem Terra (com oito edições no Brasil e uma na Alemanha, onde foi escolhido para representar o Brasil na Feira do Livro de Frankfurt de 1994).

Além dessas obras, merecem destaque na bibliografia de Cheuiche as novelas Lord Baccarat, A Mulher do Espelho e Nos Céus de Paris - Romance da Vida de Santos Dumont, uma biografia do Pai da Aviação. Seu trabalho mais recente, lançado em 2003, é Jabal Lubnàn - As Aventuras de um Mascate Libanês, romance que narra a trajetória de seu avô.

Morador do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e casado com Maria Berenice Gervásio Cheuiche, o novo patrono conseguiu conciliar a paixão pela escrita e pela veterinária dividindo com a mulher a direção da revista A Hora Veterinária, publicação especializada que existe há 22 anos.

Ontem, enquanto caminhava pela praça, conversava com ex-patronos - Frei Rovílio e Walter Galvani foram lá para abraçá-lo - dava entrevistas e posava para as fotos, Cheuiche já fazia planos.

- Minha intenção é transformar a emoção em ação. Pretendo me envolver muito com todas as atividades da Feira do Livro.



Feira do Livro
A 52ª Feira do Livro de Porto Alegre será realizada de 27 de outubro a 12 de novembro.
O Japão foi o país escolhido para ser homenageado pela Feira do Livro.
Alcy Cheuiche, o patrono, é autor de romances e biografias, entre os quais se destacam Sepé Tiaraju: Romance dos Sete Povos das Missões, Ana Sem Terra e A Mulher do Espelho.
Na Área Internacional, o público poderá encontrar livros em francês, italiano, alemão, espanhol, japonês e russo, além de obras editadas em Portugal.
As atividades da programação da Feira estarão distribuídas em vários locais nos arredores da Praça da Alfândega: Santander Cultural, Memorial do RS, Casa de Cultura Mario Quintana e Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
A Área Infantil e Juvenil da Feira continuará funcionando no Cais do Porto, com centenas de atividades programadas para aproximar jovens e crianças da leitura.
Link: www.zerohora.com.br

Voltar | Versão em PDF | Indicar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade