Jean-Louis Roy: “Qual o futuro da língua francesa?”
16/04/2010
"Palestra e sessão de autógrafos com o Prof. Dr. Jean-Louis Roy para o lançamento da edição brasileira do seu livro “Qual o futuro da língua francesa? Francofonia e concorrência cultural no século XXI”

A globalização transformou o espaço econômico mundial e está transformando também o espaço cultural. Neste contexto, como garantir a diversidade cultural e linguistica frente aos Estados-Unidos e ao desenvolvimento da China e da Índia, países que gostariam de impor sua língua como idioma principal do século XXI? “A francofonia é hoje em dia a principal esperança para a nossa língua, talvez a única”. Sem a francofonia, o idioma francês seria limitado à França, Bélgica, Suíça e às comunidades francófonas do Canadá e ao Quebec, sendo que hoje reúne 68 Estados e mais de 500 milhões de locutores. Mas será possível contar com a francofonia, nesta batalha das línguas, para garantir um lugar significativo à língua francesa no novo espaço cultural mundial?

Este será o tema abordado por Jean-Louis Roy na palestra de lançamento do seu livro, em 15 de abril de 2010, na Aliança Francesa, em São Paulo.

O Prof. Dr. Jean-Louis Roy é presidente do conselho de administração do Centro da Francofonia das Américas. Durante dois mandatos, ele trabalhou como secretário geral na Agência Intergovernamental da Francofonia – AIF em Paris, antes de integrar o Conselho Superior da Francofonia. Atualmente presidente de “Partenariat International”, ele também atua como pesquisador convidado do Centro de Pesquisa em Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Montreal.
Link: http://www.comunidadefb.com.br/noticias/?p=3954

Voltar | Versão em PDF | Indicar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade