Denise Cogo
Eliza Bachega Casadei
Gabriela Almeida
Tânia Hoff
Coleção: Comunicação e Consumo | outros livros desta coleção
ISBN: 978-65-5759-145-1 - IE-BOOK: 978-65-5759-144-4
Categoria(s): Comunicação Jornalismo Propaganda
Edição: 1ª edição - 2024
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Pag.: 286
Peso: 0,424 Kg
Antes tidas como marginais nos estudos de comunicação, as práticas de consumo agora emergem como um componente crítico na intersecção entre as diversas mediações do social e as práticas representacionais. Os artigos aqui reunidos, apresentados no Congresso Internacional em Comunicação e Consumo 2023, são indícios da importância do debate científico que busca compreender e problematizar a comunicação e o consumo do ponto de vista das questões que envolvem suas inter-relações.
Dentre os temas discutidos estão a publicidade no setor financeiro; a influência dos FInfluencers sobre finanças; o papel do consumo na música trap; o consumo de bens digitais em videogames; e a autoria na era da Inteligência Artificial. Exploram-se ainda as relações entre indústria, ritualidade e identidade através da série Game of Thrones, o impacto cultural do filme Barbie, e estratégias pedagógicas para desenvolver competências midiáticas. Abordagens sobre o consumo da memória social em literatura infanto-juvenil, a obra de Hilda Hist, e o mercado do luto ilustram como a rememoração se torna uma forma de consumo.
Além disso, questões sociais como migração LGBTQIAP+, resistência Guarani, visibilidade de problemas maternos, biopolíticas do consumo e a importância da comunicação na saúde são discutidas, mostrando a relevância da comunicação e do consumo diante de problemáticas sociais variadas. Este conjunto de artigos reflete a diversidade de conexões possíveis entre os campos da comunicação e do consumo, bem como alguns de seus desafios teórico-metodológicos.
Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).
Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).