Ilda Renata da Silva Agliardi
Coleção: Territórios da Educação | outros livros desta coleção
ISBN: 978-65-5759-172-7
Categoria(s): Educação Escola Pública Democracia
Edição: 1ª edição - 2024
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Pag.: 120
Peso: 0,208 Kg
A vida cotidiana de uma escola pública em profundo diálogo com sua comunidade para a construção de uma proposta de Educação Integral foi o campo e objeto de estudo desta pesquisa. A Escola Estadual Dom José Baréa, localizada no município de Três Cachoeiras, no Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul, teve sua proposta de Educação Integral oficializada formalmente no ano de 2017. Almejando uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, a Instituição busca problematizar, repensar e refletir sobre a educação que oferece aos estudantes. Esse processo de reflexão extrapola os muros escolares, na medida em que contempla o contexto, envolve as famílias e as lideranças pertencentes ao local em que a Escola está inserida. Nessa perspectiva, a comunidade educa apoiando, acolhendo a Instituição, na sua concepção de educação – o que está para além do ensino de conteúdos, buscando ensinar a convivência a partir de valores, preparando os alunos para a sociedade, para o mundo e para a vida. Como a interação da pesquisadora com os professores da Escola ocorreu através de cartas, inspirada nas cartas pedagógicas de Paulo Freire, o livro foi escrito também em formato de cartas, para valorizar tanto a metodologia quanto o referencial teórico freireano que nos inspira a seguir acreditando que a educação vale a(s) luta(s)!
Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).
Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).