Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Entregamos para todo o Brasil
Correios (PAC, SEDEX)
Em breve por transportadora
Forma de pagamento flexível.
Parcelamento em até 18X
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO | BOLETO | DEPÓSITO | PIX
Entrega expressa para Porto Alegre
COMPRE AGORA
Voltar

Triângulo Atlântico

Fluxos, memória, práticas culturais e artísticas

Maria Lúcia Kern
José Rivair Macedo

ISBN: 978-85-205-0861-9
Categoria(s): História da Arte    História do Brasil    História da África
Edição: 1ª edição - 2020
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Pag.: 215
Peso: 0,313 Kg

R$ 40,00

 É relativamente recente, no Ocidente, o interesse das instituições internacionais pelas artes africanas e de artistas descendentes da diáspora, o que tem permitido nas últimas décadas a realização de exposições, discursos da crítica de arte e pesquisas históricas. Com o pós-colonialismo e as mostras internacionais, observa-se o apetite despertado no mercado de arte, ávido por novidades, num momento em que os sintomas de crise e de necessidade de diálogo poderiam propiciar a renovação das artes no Ocidente. As instituições dos grandes centros cosmopolitas procuram difundir a importância das artes e as suas concepções na promoção de debates e de reflexões que colaborem para a criação de novas perspectivas para a arte contemporânea.
Na atualidade, verifica-se ainda a formação de coleções de arte contemporânea, a aquisição de obras para os grandes museus em centros cosmopolitas europeus e americanos e na África, bem como a inserção da memória coletiva da diáspora sendo absorvida pelas políticas de patrimônio cultural e universal da Unesco. Outros locais de resistência à escravidão e à sua memória têm sido preservados com apoio da Unesco, como é o caso do cais do Valongo, no Rio de Janeiro, por onde passaram em torno de meio milhão de escravos, e o Quilombo do Palmares, na serra da Barriga, em Alagoas, que recebeu o apoio do Patrimônio Histórico do Mercosul.
Observa-se nos textos aqui inseridos a diversidade de respostas que os artistas concedem, as singularidades de suas produções artísticas e de seus engajamentos políticos.
Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).

Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).

OBRAS RELACIONADAS


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0