Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Entregamos para todo o Brasil
Correios (PAC, SEDEX)
Em breve por transportadora
Forma de pagamento flexível.
Parcelamento em até 18X
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO | BOLETO | DEPÓSITO
Entrega expressa para Porto Alegre
COMPRE AGORA
Voltar

Estética e Raça

Ensaios sobre a literatura negra

Luiz Mauricio Azevedo

ISBN: 978-65-5759-022-5
Categoria(s): Literatura Brasileira   Ensaios   Racismo Estrutural
Edição: 1ª edição - 2021
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 138
Peso: 0,169 Kg

R$ 34,90

Sem hesitar em contribuir para o debate acerca de questões frequentemente espinhosas no âmbito da literatura negra e sua fortuna teórico-crítica – no caso brasileiro cada vez mais encorpada, felizmente –, e problematizadas a partir de um ponto de vista materialista, Luiz Mauricio Azevedo lança Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra, de perspectivas por vezes polêmicas e provocadoras, mas sempre ancoradas em marcada honestidade intelectual e percepção analítica segura sobre os variados ângulos que envolvem a produção de e sobre negros.
A obra reúne dezesseis textos de crítica e teoria literárias em que o autor não deixa dúvidas sobre seu engajamento social: “estou casado com a classe trabalhadora negra”, e, sobretudo, seu comprometimento com uma crítica literária livre de paternalismos redutores e potencialmente perigosos.
Ao tocar em questões candentes como identidade negra na escrita literária, Azevedo não pretende fazer do conceito o único foco da sua intervenção crítica de modo a incensar autores e obras apenas por tal atributo; pretende, ao contrário, discutir a complexidade da vida social e das lutas cotidianas de sujeitos negros e, a partir daí, examinar como tais questões são tratadas esteticamente por autores negros, de Machado de Assis a Jeferson Tenório, passando por Ralph Ellison e Toni Morrison, por exemplo. E, nessa perspectiva dialética, elabora um pensamento crítico que desvela e combate, ao mesmo tempo, o racismo, como também o pensamento antimarxista que parece prevalecer na crítica cultural desta produção. E isso certamente não é pouco.
Confira a fanpage da Editora Sulina www.facebook.com/editorasulina

Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).

Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).

OBRAS RELACIONADAS